Paralelo e diretamente relacionado aos acontecimentos e notícias das chuvas no Rio de Janeiro e cidades vizinhas (leia postagem anterior),
hoje é o DIA MUNDIAL DA SAÚDE.
Criado pela OMS, em 1950, o Dia Mundial da Saúde, é comemorado todo dia 7 de abril, com ações que visam chamar a atenção da população mundial para a qualidade de vida.
Discutir os efeitos da urbanização desenfreada para a saúde da população é o objetivo central do Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta quarta-feira (7 de abril).
Neste ano, o slogan que marca a data é "1000 Cidades, 1000 Dias".
Para aquecer o debate, serão realizados eventos em todo o mundo entre os dias 7 e 11 de abril, convidando autoridades e a população local de diversas cidades para buscar soluções para questões importantes como a violência e a poluição. Além disso, as cidades serão incentivadas pela OMS para alcançar as seguintes metas para 2010:
-1000 cidades em ação: elas devem abrir espaço em locais públicos como parques e praças, para promover de atividades ao ar livre, campanhas de limpeza e redução do uso de veículos motorizados para diminuir a poluição.
-1000 vidas: reunir e expor para todo o mundo, 1000 histórias de cidades que melhoraram a qualidade de vida e a saúde de sua população através de medidas que reduzem os impactos da urbanização.
Efeitos da urbanização no Brasil.
O último levantamento do IBGE, divulgado recentemente, revelou dados importantes sobre fecundidade, natalidade e mortalidade no Brasil no período de 1960 a 2006 e aborda, ainda, o acesso dos brasileiros a saúde e a qualidade de vida, em especial o acesso dos idosos aos planos de saúde e a oferta e utilização dos equipamentos de diagnóstico por imagem. (...)
Fonte: "Minha Vida - saúde, alimentação, e bem estar" * 7/4/2010 * msn.minhavida.com.br .
Nenhum comentário:
Postar um comentário