segunda-feira, 30 de agosto de 2010

USUphruto orgânico


Feiras orgânicas movimentam bairros cariocas
- notícia do dia 7 de junho -

O Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, iniciativa nascida do diálogo entre Prefeitura do Rio de Janeiro e a sociedade civil, realiza amanhã (dia 8, terça) a Feira de Ipanema, na Praça Nossa Senhora da Paz, no lado voltado para a Rua Barão da Torre, das 8 às 14 horas.

São produtoras e produtores ligados(as) à Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (ABIO), que comercializam alimentos saudáveis, produzidos sem agrotóxicos ou adubos químicos, de acordo com as normas de preservação ambiental. Quem visitar a Feira encontrará frutas, verduras, legumes, queijos, pães, bolos e mel, vendidos diretamente por quem produz, sem qualquer tipo de intermediação, a preços justos.

É a segunda feira iniciada pelo Circuito. A primeira aconteceu no último dia 29/5, no bairro Peixoto.

"O calendário de inaugurações vem sendo construído por nós, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (SEDES), e pela ABIO, com cada uma das associações de moradores dos bairros e com o apoio da Subprefeitura da Zona Sul e das RAs”, aponta o secretário Marcelo Henrique da Costa. “É fruto de uma política pública destinada a atender o direito humano à alimentação adequada e a fomentar a produção”.
No bairro Peixoto, as feiras acontecerão semanalmente aos sábados, das 8h às 14h. Em Ipanema, o mesmo acontece a partir desta terça, todas as semanas. Na seqüência, em datas ainda a definir, serão inauguradas as feiras do Jardim Botânico, na Praça Pio XI, do Leblon, na Praça Cláudio Coutinho, perto da Cobal, e da Gávea, sem local escolhido.
“O Circuito é um salto de qualidade na produção”, ressalta Cristina Ribeiro, coordenadora da ABIO. “Ainda hoje o nosso maior gargalo é o escoamento, a comercialização. Tanto que temos produtores de orgânicos vendendo seus produtos em mercados convencionais, uma competição inviável, desleal.” (...)

Mais informações:
Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Tel.: (21) 2588.

Fonte: Instituto Marista de Solidariedade


Circuito Carioca de Feiras Orgânicas
Economia Solidária e Comércio Justo

SEDES - Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário

Sucesso de público e crítica em 16 anos de funcionamento, a Feira Cultural e Orgânica da Glória, onde o carioca compra produtos cultivados sem agrotóxicos e defensivos agrícolas, vai dar filhotes. Com o apoio da SEDES, os 180 produtores de 38 cidades fluminenses da Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro – ABIO vão poder ampliar mercado e clientela, escoando a produção em feiras semelhantes por outros bairros da cidade. Os primeiros a entrar no Circuito Carioca de Feiras Orgânicas são Botafogo, Copacabana, Leblon e Tijuca.

Parceria: Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro-ABIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário